O Centro de Pesquisa CEPAZO-HCI , com sua sede no Hospital de Caridade de Ijui-RGS, é fruto do esforço e de um trabalho conjunto via Convenio da Associação Rio-Grandense de Olivicultores-ARGOS, o Hospital de Caridade de Ijui, Centro de Pesquisas da Universidade de Jaén e Universidade de Jaén,. O professor Dr. Juan Gafório, da Ujaén esteve em 2016 em Ijui para sua fundação e criação em 09/2016 . Esse importante Centro de Pesquisas está, hoje, com 07 trabalhos de pesquisas com a utilização de azeite de oliva em andamento. Todos Eles aprovados ou em aprovação pela plataforma Brasil.
O CEPAZO-HCI é o mais importante Centro de Pesquisas com azeite de oliva do Brasil. A equipe de trabalho se dedica e muito para trazer os melhores e maiores resultados a curto, médio e longo prazo sobre a utilização de azeites no combate a enfermidades e doenças . Esse Centro de Pesquisas , hoje, é um dos poucos que faz trabalhos dessa natureza no mundo que não seja somente trabalho de laboratório. A Atividade tem como alvo principal em cima do voluntariado que se oferece para participar de atividades científicas com a utilização de azeites em seu dia a dia, em suas refeições e alimentos. É um trabalho consequência de um esforço muito especial direcionado a mostrar a importância do azeite de Oliva.
Os resultados muito em breve começarão a aparecer e a agregar valor a saúde das pessoas .Essa é uma importante atividade e um importante trabalho que todos nós podemos proporcionar aos brasileiros e a olivicultura .
A busca da melhora e do conhecimento técnico/científico é uma constante dentro do Centro. O importante, disso tudo, também é que os azeites utilizados na pesquisa são fornecidos pela Chácara Cerro dos Olivais de forma gratuita. Para pesquisas e trabalhos desse ano foram separados 100 litros de azeite de alta qualidade , devidamente selecionados e analisados por laboratórios com conhecimento de causa.
Apoio , auxilio e colaboração está dentro da missão da ARGOS para o desenvolvimento do Setor brasileiro com segurança e responsabilidade.