O curso de Analise Sensorial organizado pela parceria da ARGOS com a Universidade de Jaén e nas dependências dela, na cidade que leva o mesmo nome, realizado no período de 22 de maio até o dia 03/junho/2017, por sua natureza e por ser um curso de Extensão Universitária, com 60 horas/aula de duração, foi um grande sucesso. Além do mais forneceu a todos aqueles que frequentaram o curso com aproveitamento um Certificado com validade , inclusive, na Comunidade Européia. Ele formou e especializou brasileiros para atuarem no mercado de trabalho exercendo as atividades relacionadas com a identificação de azeites de qualidade, também, teve um bom nível de conhecimento sobre a aplicação desse poderoso alimento no tratamento via alimentação da saúde humana.
Como trata-se da 1ª Edição do Curso, pois ele se estendera ao longo do tempo. A próxima edição para 2018 já está em gestação. Esse curso terá a organização feita sempre pela ARGOS em parceria com a Universidade de Jaén de acordo com o Convenio firmado por ambas entidades e se estenderá aos interessados de toda América Latina. Sempre, no entanto, com limitações de vagas pois é um curso especial com atenção individualizada aos alunos . Essa Edição teve como atividades auxiliares para dar uma boa ideia a todos aqueles que estavam ali na Universidade , uma gama de informações técnicas a respeito da olivicultura.
O curso em sua síntese estrutural foi elaborado e organizado em duas partes; A parte teórica onde foram ministradas diversas matérias sobre o tema indo do marketing, palestras com empresários do setor, da olivicultura,pragas, enfermidades, ecologia, até as aulas teóricas sobre analises químicas. Todas aulas ministradas por especialistas sobre diversos temas, indo de diretores de doutorado até ex-reitores da Universidade.Em sua parte prática ele teve durante todo o período de sua realização aulas de análise sensorial de azeites , na Sala de análise sensorial(cata) da Universidade de Jaén. Ditas aulas foram ministradas por grandes autoridades mundiais do tema azeite,professores com muita experiencia no tema que são muito reconhecidos no Setor Mundial . Com aprova de mais de 40 azeites em todo o transcorrer das aulas práticas.
Nesse conjunto de aulas práticas os alunos tiveram aulas de análise química dos azeites,aulas de harmonização de azeite de oliva com os mais diversos alimentos e,também, nesse espaço de atividades foram visitadas algumas importantes almazaras (lagares) da Provincia de Jaén com palestras de empresários do Setor.´Também muito importante foi a recepção aos alunos e a ARGOS em um dos mais importantes Institutos de Pesquisa da Andaluzia , o IFAPA em sua estação em Mengibar. Ali foram explicadas as novas tecnologias de produção de azeites e algumas pesquisas que estão sendo feitas no Setor. Nesse contexto estava ali em diata recepção a representação do Governo da Andaluzia e a imprensa ,escrita e a televisão espanhola para registrar dito Evento.
O curso foi muito completo e dentro das Edições que se seguirão vamos cada vez mais, em parceria com a UJaén , aperfeiçoá-lo preparando cada vez mais e melhor os profissionais que queremos que atuem no mercado brasileiro e sul americanos , no sentido de dar suporte as empresas e amantes e consumidores der azeite de qualidade.
Esse é o trabalho que a ARGOS dentro de sua missão está fazendo em prol do desenvolvimento da olivicultura no RGS e no Brasil. Somos a Instituição do Setor brasileiro que mais trabalha e se preocupa em trazer conhecimento para o desenvolvimento do segmento no Brasil. Hoje somos uma importante Instituição nacional com reconhecimento internacional.
Guajará J. Oliveira- Presidente da ARGOS