Notícias do Curso Master “Expert em azeites de oliva virgens na Universidade de Jaén – Visita a uma almazarra de Jaén ganhadora do premio de melhor azeite campanha 2011/2012.- Serra Mágina
Em sequência as aulas praticas e teóricas do Curso , dentro da programação estabelecida para o mesmo saímos mais uma vez para visitar indústrias(almazarras). Nessa visita fomos ver o funcionamento ,entre outras, de uma empresa que é de Jaén ganhadora de um dos quatro primeiros prêmios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura,Alimentación Y Medio Ambiente da Espanha para azeites de alta qualidade,em cada categoria.
Todos os anos após a campanha o Ministério premia os quatro melhores azeites espanhóis:
Frutados maduros;
Frutados verdes dulce
Frutado verdes amargos;
De produção ecológica.
O premio de frutado maduro ficou com uma almazarra de Girona na Catalunha
O premio de frutado verde Dulce ficou com uma almazarra de Jimena em Jaén
O premio de frutado verde amargo ficou com uma almazarra de Priego de Córdoba
E o de produção ecológica com uma almazarra de Navarra.
O azeite ganhador do 1º premio de frutado verde dulce tivemos a oportunidade de provar na própria almazarra. Um excelente azeite de um frutado intenso, complexo,de azeitonas verdes com algumas notas maduras, muito equilibrado.Destacando os sabores e aromas de maçãs verdes,com aroma de ervas frescas, frutas cítricas e banana. Na boca muito aromático, persistente,com muito corpo e doce.Com um amargor médio,um pouco mais picante. No todo muito equilibrado. Azeite esse obtido de azeitonas da variedade picual.
Em resumo um grande azeite merecedor de um grande premio dentro da campanha citada.Tivemos a oportunidade de prová-lo e de adquiri-lo para levarmos conosco ao Brasil. São esses azeites que temos a obrigação de levar ao nosso país .Com qualidade reconhecida, íntegros,especiais, com as melhores qualidades que um produto de nível pode oferecer compatível com os preços praticados em nosso país para azeites que trazem o melhor de seus atributos positivos,nutricionais e medicinais que procuramos e que necessitamos mas que na maioria das vezes nos é negado, primeiro por falta de conhecimento de nossa parte, em segundo lugar porque estamos a mercê de aproveitadores que ganham muito dinheiro com a nossa falta de informação e conhecimento. Não basta fazermos legislações para controle de qualidade se não temos e nem podemos controlar ou medir essa qualidade por desconhecermos o que é qualidade nesse caso. Legislações de gabinete feitas por quem não conhece o funcionamento do setor e o próprio produto que quer controlar só servem para criar confusão e dar margem a mais lucro aos aproveitadores de plantão.
Fotos:
Guajará com o prof. Alberto Moyá no laboratório da Universidade
Visita da turma a DOP Priego de Córdoba
Colega Ikram da Tunísia tomando nota das referencias do Azeites
Oro de Carnava – 1º premio do Ministério da Agricultura da Espanha 2011/12
Industria – a outra visita ao laboratório DOP – Denominação de origem protegida Sierra Mágina.