I Jornada Internacional de Olivicultura – Rio Grande do Sul – Brasil – Abril de 2010
Objetivos da jornada:
Chamar a atenção para olivicultura;
Atrair investimentos para o segmento;
Levar conhecimento técnico para aqueles que estão ou querem investir;
Agregar a cultura na matriz agrícola e industrial;
Abrir espaço para emprego e renda;
Inserir o país na olivicultura mundial.
Os palestrantes principais que já confirmaram sua presença:
Dr. Juan M. Caballero – Engenheiro Agrônomo,Diretor do Instituto de investigación y Formación Agraria Y Pesquera da Andaluzia- IFAPA, Master pela University of Califórnia, diretor de projetos da FAO para olivicultura, pesquisador, assessor de vários projetos olivicolas em países como Siria, Grécia, Tunisia, Mexíco, Chile, Argentina, Peru, Espanha, autor de vários trabalhos e um dos autores do Livro “El cultivo del Olivo”. Prof de cursos de mestrado e doutorado da Córdoba , uma das maiores autoridade mundiais na área de olivicultura.
Dr. Carlos Navarro Garcia – Engenheiro Agrônomo, professor e pesquisador do IFAPA e de outros cursos na Espanha, Diretor do Centro de Extensão Agrária de Cordoba, um dos Autores do Projeto Rede Andaluza de Experimentação Agrária, coordenador do módulo Máster de Olivicultura e Elaiotecnia da Universidade de Córdoba, autor de 05 livros sobre olivicultura e participação de vários congressos na Espanha e Exterior como palestrante.
Dr. Antonio Trapero Casas – Eng. Agrônomo, Dr. pela Universidade de Córdoba, professor do IFAPA, pesquisador da Universidade de Córdoba e do IFAPA nas áreas de fisiologia e enfermidades da oliveira, Orientador nos Mestrados e Doutorados da Universidade, Consultor de várias empresas espanholas e de outros paises,bem como em projetos do Governo da Espanha, Autor de várias obras e publicações sobre o tema olivicola.
Dr. Marino Uceda Ojeda – Eng. Agrônomo , Doutor em engenharia Quimica pela Universidade de Jaén, professor do IFAPA, Diretor do Curso de Elaiotecnia do IFAPA, Coordenador do grupo de Tecnologia e qualidade do azeite da Rede Cooperativa de Investigação da oliveira da FAO, Membro do sub-comitê oleícola do Conselho Oleícola Internacional, Prof. de Mestrado e Doutorado da Universidade de Córdoba e de Jaén, Consultor da Universidade de Túnez,Consultor da FAO para o setor olivicola na Argélia, Turquia e Tunisia.
Junto com esses pesquisadores e especialistas renomados mundialmente estamos gestionando junto ao COI- Conselho Oleícola Internacional, a vinda de um representante seu. O COI e o organismo internacional que regulamenta e normatiza o setor, para isso a Secretaria da ARGOS está em Madrid fazendo contatos.
Esses são os principais palestrantes que irão nortear e nos ajudar a implantar a olivicultura, além de estarem nos ajudando a colocar o RGS e o Brasil no mapa olívicola mundial.
Temos totais condições de desenvolver a cultura por aqui. Esses serão os primeiros passos rumo a esse objetivo.