O Dr. Ammar Assabah, Diretor Executivo do COI envio correspondência datada de 07.07.11, comunicando a essa presidência que a 18a. Reunião Extraordinária do Conselho será realizada em junho/2012, na Argentina. Essas reuniões do Conselho são efetuadas para importantes decisões para o Setor, pois são nelas que são definidas as políticas do segmento. Para quem não sabe o COI representa cerca de 92% de toda a olivicultura mundial. É essa Entidade que foi criada a mais de 50 anos, com a concordância da ONU, que trabalha todos os movimentos mundiais para estabelecer regras para todo o segmento.
Na oportunidade o Dr. Ammar nos comunicou, em primeira mão, que pretende convidar autoridades brasileiras para participar da mesma.
Apesar do Brasil não produzir ainda nada significativo no segmento é um dos maiores importadores mundiais de azeites e azeitonas. Na sua correspondência , também, disse e pediu a nossa colaboração para uma grande pesquisa que o COI fará no sentido de melhorar o comércio de azeites e azeitonas em nosso pais.
Isso é um indicio de que a Entidade está preocupada com a qualidade do que se vende em termos de azeites aqui entre nós, já que temos um grande comércio de mesclas que passam por azeites e não são e também a baixa qualidade dos azeites que aqui podem e/ou estão sendo vendidos.
Também demonstra em sua correspondência o reconhecimento do trabalho que nossa Entidade está fazendo pelo setor.
Guajará J. Oliveira- Presidente