O primeiro curso de Análise Sensorial de azeites e azeitonas ministrado pelos professores Mónica Baúza, coordenadora do Panel de Cata de Mendonza-UNC e pelo enólogo Carlos Corvalán , Presidente da Avoar- Argentina, com a Coordenação do Presidente da ARGOS, foi um grande sucesso.
Os participantes vindos dos locais no Brasil onde começa a despertar o interesse pela olivicultura e pelos seus produtos eram em número de 23, sendo que o perfil dos que frequentaram o Curso era muito qualificado já que tinhamos entre eles professores universitários , pesquisadores de Entidades governamentais federais e estaduais, pesquisadores do Uruguai, olivicultores, representantes de indústria, médicos, etc. . Essa é a primeira turma que nossa Entidade que representa o Setor forma no Brasil, para trabalhar as questões relacionadas com o reconhecimento de azeites e azeitonas, seus defeitos e suas virtudes.
Esse é um importante passo que a ARGOS está dando no sentido de preparar profissionais que realmente saibam identificar azeites e azeitonas, pois os participantes foram preparados por especialistas no tema com longa folha corrida em prol da olivicultura mundial. Foram dois dias intensos de aulas teóricas e práticas. O assunto despertou tanto interesse que ninguém reclamou quando os professores passaram da hora programada para o encerramento de suas aulas.
Esses profissionais que agora agregam conhecimento a respeito dos produtos oriundos da oliveira são formadores de opinião e certamente irão difundir a informação rumo ao melhor conhecimento de azeites e azeitonas em todo o Brasil.
Sentimo-nos orgulhosos do que estamos fazendo e do que ainda poderemos fazer para ajudar a desenvolver a olivicultura brasileira e preparar com qualidade aqueles que querem entrar nesse segmento . Outros cursos se seguirão para irmos preparando a estrutura de desenvolvimento da olivicultura em nosso país, pois essa é a missão da ARGOS. Foi assim com a 1a. Jornada Internacional de Olivicultura no ano passado e agora com o Curso de Análise Sensorial.
Temos outras metas para o ano que vem sempre trazendo especialistas de qualquer parte do mundo que possam vir a ajudar a agregar conhecimento técnico e de qualidade para o Setor em nosso país. Já estamos gestionando junto ao COI outras alternativas de treinamento e outras atividades de divulgação da olivicultura e seus produtos e assim seguiremos trabalhando até que tenhamos condições de fazer a olivicultura se instalar definitivamente no Brasil e fazer parte da matriz agrícola nacional , porque ela tem grandes possibilidades de ser um diferencial nesse setor nos próximos anos, dado o grande consumo que temos, aqui entre nós, de azeites e azeitonas.
Também estamos iniciando um outro trabalho junto ao Ministério da Agricultura do Brasil para tratar das questões relacionadas com o Setor , suas necessidades e suas expectativas.
Guajará J. Oliveira
Presidente da ARGO
Pres.Argos e prof.Mónica Bauza
1a. Turma formada no Curso de Análise Sensorial de Azeites e Azeitonas da Argos – agosto/2011
Pres. Argos e prof. Carlos Corvalan
Carlos, Mónica e Olvânia entrega de Certificados
Pres.da Argos entregando certificados
Entrega de azeites da Chácara Cerro dos Olivais.