O Curso de Análise sensorial de azeites(cata) que fiz juntamente com o médico associado da ARGOS Nilton Freitas da Silva, que foi realizado a poucos dias atrás (07 a12/02) foi de suma importância para acrescentarmos conhecimento a respeito dos Azeites. A Universidade Nacional de Cuyo, através de sua Faculdade de Agronomia, tem uma grande estrutura para trabalhar a questão da olivicultura e, em especial na avaliação de azeite de oliva. Nessa Faculdade através da responsável pelo Painel de Cata de Mendonza. a competente Prof Ing. Monica Bauza auxiliada pela professora Ing. Veronica Araniti, trabalham de forma continua o tema azeite de oliva, sempre apoiadas pelo decano da Faculdade Ing. José Guilhermo Rodrigues.
O curso em si foi ministrado pelas professoras anteriormente citadas e pela Ing. Paola Fioravanti, da Univesidade Sapienza de Roma- Itália e Diretora da UMAO-Roma. Trata-se de uma importante autoridade em análise sensorial de reconhecimento mundial que ministra cursos nos quatro cantos do mundo. Seu conhecimento no tema azeite é de grande profundidade e importância impar.
Graças a essa combinação feliz e perfeita de atividade didática e prática, tivemos um excelente aprendizado na identificação dos azeites de oliva, suas virtudes(atributos positivos) e seus defeitos( atributos negativos) e também uma boa noção de toda a cadeia produtiva do azeite e da azeitona, pois o curso se propos a dar um panorama geral sobre a oliveira desde a produção de mudas, passando pela plantação, manuseio, indústria, com visitas a viveiros, plantações e moinhos de elaboração de azeites, até a fase final que é a identificação dos azeites, passo importante para podermos saber o que consumimos e o que podemos fazer para que esse consumo seja aperfeiçoado e se tenha condições de produzir e dar conhecimento aos interessados na olivicultura brasileira, e em especial aos associados da ARGOS sobre as reais condições de se ter o desenvolvimento da cultura com a qualidade que necessitamos e que devemos por obrigação ter, até porque como estamos trabalhando para o desenvolvimento da mesma, conseguirmos dar os passos para que a qualidade seja uma meta a ser atingida , não só no tema azeite, mas , também, na escolha das variedades que produzam e atendam as necessidades do consumidor brasileiro.
O curso tinha poucos e privilegiados participantes. Eramos no total 16 pessoas. Entre elas dois brasileiros e dois holandeses.
Ao final do mesmo recebemos o certificado entregue pela Faculdade de Agronomia, de aprovação em análise sensorial de azeites. Título que muito nos orgulha.
texto: Guajará J. Oliveira
ATIVIDADES E CONVENIOS INTERNACIONAIS CONSEGUIDOS PELO PRESIDENTE DA ARGOS EM MENDONZA -AR.
Durante o período que estivemos em Mendonza conseguimos selar alguns convênios que muito em breve estarão dando seus frutos aqui no Brasil, principalmente para os Associados da ARGOS.
O Presidente da ARGOS Guajará J. Oliveira juntamente com o Presidente da Associação de Viveiros Olivicolas da Argentina- AVOAR, Sr. Carlos Mário Corvalan assinaram convênios de cooperação entre as entidades , para que sejam fornecidas plantas aos associados da ARGOS e , também, se for o caso assistência técnica.
Foi , também, alinhavado, pelo Presidente da ARGOS com o decano Ing. José Guilhermo Rodrigues um convênio com a Faculdade de Agronomia da Universidad Nacional de Cuyo, para trabalhar as questões de ensino e cursos na olivicultura aqui no Brasil e em Mendonza. Mais adiante estará sendo especificado os termos desse convenio, que poderá , inclusive, ser alicerçado juntamente com uma Faculdade aqui no RGS.
Foi tratado, também, o tema curso de análise sensorial que a ARGOS irá fazer aqui no Brasil, mais especificamente em Porto Alegre, cuja mês escolhido foi, em principio, agosto/11. Resultado prático da atividade que faz parte dos contatos mantidos com a Diretora do Painel de Cata de Mendonza, Dra. Monica Bauxa e da Faculdade de Agronomia da UNC-Mendonza.
Pres. da Argos Guajará e assoc. Nilton no curso de analise sensorial-Mendonza
Prof. Monica Bauza , Veronica Araniti(argentinas) e Paola Fioravanti(Italiana)
Pres. da ARGOS Guajará e associado médico Nilton F. da Silva reconhecendo defeitos dos azeites em análise sensorial (cata)
Visita da turma de analise sensorial (cata) a um viveiro de mudas de oliveira em Mendonza
Pres. Guajará, Prof.Paola Fioravanti,eng. de química de Roma, uma das maiores autoridades em cata de azeites e assoc. Nilton.F.Silva
Pres. Guajará e Nilton em frente ao Painel de Cata de Mendonza-AR
Turma de analise sensoria(cata) em atividade pratica em uma industria de azeites em Mendonza
Visita da turma de analise sensorial a uma plantação de oliveiras em Mendonza
Visita da turma a um moinho de elaboração de azeites em Mendonza
Presidente da Argos e Associado Nilton com a diretora do curso Eng. Monica Bauza
Turma fazendo análise sensorial(atributos positivos) de azeites sem defeitos.
Sala onde se faz analise sensorial. Os catadores são isolados em guiches. individuais.